Quimioterapia
Tratamento realizado através da infusão de medicamentos pelas veias (endovenoso ou intravenoso) com intuito de destruir as células malignas.
Utiliza-se acesso venoso periférico (veias nos braços) ou cateter implantado. Além da quimioterapia endovenosa, o tratamento pode ser realizado através da quimioterapia oral, onde o paciente ingere cápsulas ou comprimidos. O procedimento de infusão é seguro e realizado por equipe de enfermagem oncológica em ambiente ambulatorial (sem internação) e monitorado por equipe médica.
As quimioterapias podem ser até mesmo injetadas no líquido cefalorraquidiano (líquido que envolve o sistema nervoso central) e na cavidade abdominal (quimioterapia intraperitoneal) através de catéter.
O tempo de duração da infusão da quimioterapia varia conforme o tipo de câncer e protocolo determinado pelo oncologista. As aplicações são chamadas de ciclos e o tempo entre um ciclo e outro varia conforme o tipo de quimioterapia realizada.
O princípio da quimioterapia está na destruição das células malignas mas também destrói as células benignas, destacando-se aquelas de alta multiplicação celular como as células das unhas, pelos, couro cabeludo, órgãos do trato gastrointestinal como intestino justificando os efeitos colaterais como queda dos cabelos (alopecia) e dos pelos das demais áreas do corpo. As feridas na boca, diarreia, queda de imunidade e anemia também são explicados por esse mecanismo. No entanto, atualmente tem-se medicações que contornam muito bem esses efeitos colaterais da quimioterapia. Para receber a quimioterapia de forma segura o paciente precisa ser avaliado pelo oncologista que vai determinar se há condições clínicas e exames adequados para a realização do procedimento.
Como funciona o tratamento

Consulta pré quimioterapia
Avaliação do paciente antes da infusão com consulta médica (anamnese e exame físico) e exames laboratoriais
Liberação e prescrição médica
Se condições clínicas favoráveis e exames normais o médico oncologista prescreve a quimioterapia e libera o paciente para a infusão
Infusão da medicação
Realização da aplicação da quimioterapia em acesso venoso específico com monitorização com equipe de enfermagem para eventuais efeitos colaterais ou intercorrências
Nossa prioridade é você
Atendimento humanizado
Valorizamos o cuidado com empatia, respeito e escuta ativa, oferecendo apoio emocional e um ambiente acolhedor para que o paciente se sinta seguro e amparado durante todo o tratamento.
Atendimento personalizado
Cada paciente é único. Por isso, o plano de quimioterapia é adaptado às suas necessidades individuais, com acompanhamento de uma equipe multidisciplinar dedicada ao seu bem-estar.
Atendimento de excelência
Contamos com profissionais qualificados, tecnologia de ponta e protocolos atualizados para garantir um tratamento seguro, eficaz e com os melhores resultados possíveis.

Especialistas da área

Por que nos escolher
Equipe multidisciplinar
A decisão de condutas dos pacientes depende de discussão dos casos devido a complexidade dos diagnósticos, diversidades de condutas e são decididos em equipe especializada aumentando o grau de segurança e resolubilidade.
Atendimento personalizado
Tratamento específico conforme o tipo de câncer e principalmente conforme as características de cada paciente.
Atenção ao ser humano: paciente e familiar
Tratamento humanizado com enfoque no cuidado e atenção aos detalhes de cada paciente e necessidades da família e cuidadores.
Excelência no tratamento do câncer
Nossos profissionais estão atualizados com as últimas inovações no tratamento dos diversos tipos de câncer e sempre estudando para proporcionar o melhor.



Dra. Ana Paula Dergham
CRM: 22908 RQE: 2397Resumo profissional
Graduação em Medicina pela Faculdade Evangélica Mackenzie 2000-2006
Residência Médica em Clínica Médica no Hospital Universitário Cajuru HUC - PUCPR 2006-2008
Residência Médica em Oncologia Clínica no Hospital de Clínicas HC- UFPR 2008-2011
Mestre em Ciências da Saúde - PUCPR
Diretoria Científica da Associação das Amigas da Mama - AAMA
Membro da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica - SBOC
Membro do Grupo Brasileiro de Tumores Ginecológicos - EVA

Dr. Fernando Chicoski
CRM: 19102 RQE: 14016Resumo profissional
Graduação em Medicina em Jan/2001, pela UFPR
Residência médica em Clínica Médica, em Jan/2003, HC - UFPR
Residência médica em Oncologia Clínica, Jan/2006, HC - UFPR
Diretor clínico da Neo Oncologia
Atuação assistencial dedicada a neoplasias gastrointestinais / hepato-pancreático-biliar
Membro do corpo clínico:
- Hospital Nossa Senhora das Graças;
- Hospital Santa Cruz
- Hospital São Vicente

Dr. Julio Cesar Figueira
CRM: 19813 RQE: 16130Resumo profissional
Graduação em Medicina pela PUC - PR
Residência em Oncologia Clínica pelo HC - UFPR
Membro da SBOC - Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica
Membro da ASCO - American Society of Clinical Oncology

Dr. Jean Carlos Wisnieski da Silva
CRM: 23744 RQE: 17713Resumo profissional
Graduação em Medicina em 2007 pela UFPR. Residência em Clínica Médica em 2010 pelo HC-UFPR Residência em Oncologia Clínica em 2014 pelo HC-UFPR Membro do corpo clínico: Hospital Nossa Senhora das Graças; Hospital Santa Cruz Hospital São Vicente