Tratamento do Câncer de Pâncreas

 

O câncer de pâncreas corresponde a 2% de todas as neoplasias malignas diagnosticadas. Comparativamente a outros tumores é pouco frequente. Entretanto é a quarta neoplasia que mais mata no mundo, atrás apenas de pulmão,próstata e cólon (nos homens) e pulmão, mama e cólon (nas mulheres), lembrando que estas neoplasias são muito mais comuns que o câncer de pâncreas.

 

Portanto, o câncer de pâncreas é uma das neoplasias de maior letalidade entre todas.Estatisticamente, em cada 10 pessoas diagnosticadas com adenocarcinoma de pâncreas 7 irão falecer desta doença no período de 1 ano.

 

Está mortalidade expressiva se deve aos seguintes fatores:

1)O câncer de pâncreas raramente causa sintomas em seus estágios iniciais e mesmo com exames de imagem é de difícil detecção precoce.

2)Biologicamente, é um tumor muito agressivo com rápida capacidade de se disseminar pela corrente sanguínea para outros órgãos, mesmo quando é pequeno. Além de ter capacidade de sofrer mutações que o tornam resistente aos medicamentos usados em quimioterapia.

3)Devido ao pâncreas ser um órgão pequeno e próximo a órgãos e estruturas importantes abdominais, frequentemente um pequeno tumor de pâncreas pode ser impossível de ser removido pois invade artérias vitais que não podem ser lesadas em uma cirurgia.

4)A neoplasia de pâncreas consome muita energia do paciente,além disso causa rapidamente graves complicações locais como obstrução de vias biliares e obstrução do trato intestinal.

5)A cirurgia para ressecção do pâncreas é muito complexa e com alta chance de complicação.

6)Os esquemas de quimioterapia são intensos e muitas vezes os pacientes mais debilitados não conseguem receber o tratamento.

Acompanhe todas as publicações

Prevenção
• 22/05/2025

Câncer de mama: fatores de risco e prevenção

Ler mais
Tratamentos
• 16/05/2025

Tratamento do Câncer de Intestino Grosso (Cólon e Reto)

Ler mais
Tratamentos
• 08/05/2025

Tratamento do Câncer de Pâncreas

Ler mais

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições. Para falar sobre LGPD: [email protected]