A urologia é a especialidade médica que cuida e trata das doenças benignas e malignas do sistema urinário de homens e mulheres (rins, supra-renais, ureteres, bexiga, uretra), bem como do sistema reprodutor dos homens (testículos, bolsa escrotal,  próstata,vesículas seminais e pênis). Vale ressaltar que a urologia não é uma especialidade exclusiva para doenças do sexo masculino. O sistema urinário está presente tanto em homens quanto em mulheres. Portanto, quem cuida dos distúrbios urinários das mulheres é o urologista e não o ginecologista. Doenças do sistema genital feminino, ou seja, útero, ovários, trompas, mamas, vulva e vagina são vistos pelo ginecologista.

Nos homens, o sistema urinário é integrado com o sistema reprodutor, enquanto nas mulheres, o trato urinário se abre na vulva. Para ambos os sexos, os tratos urinários e reprodutor estão perto, o que faz com que muitas doenças infecciosas nessas regiões, afetem um ao outro.

Então para que serve a urologia? Em um consultório de urologia se trata tanto condições cirúrgicas, como anomalias congênitas e o tratamento de cânceres, quanto quadros não-cirúrgicos, como infecções do trato urinário.

  • Exclusivamente em homens:

Doenças dos órgãos sexuais: ejaculação precoce e retardada, impotência sexual, fimose, frênulo balanoprepucial curto, vasectomia e reversão, dor testicular, varicocele, câncer de próstata, câncer de pênis, entre outras.

  • Exclusivamente em mulheres:

Doenças que estão relacionadas ao ato miccional: incontinência urinária aos esforços, cistites de repetição.

  • Ambos os sexos:

Doenças sexualmente transmissíveis (DST), doenças infecciosas, cálculo renal, câncer de bexiga, câncer de rim, bexiga hiperativa, enurese noturna, entre outras.

Urologia em Curitiba

A Neo Saúde conta com especialistas na área de urologia geral como urologistas de formação internacional em tratamentos de alta complexidade como o câncer de próstata, câncer de rim e câncer de bexiga (incluindo cirurgias por videolaparoscopia e cirurgia robótica)

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar