In Descobertas e tecnologia, Novidades da saúde

Aconteceu em San Antonio – Texas, nos EUA, entre os dias 04 e 08 de dezembro, o maior congresso de câncer de mama do mundo: o San Antonio Breast Cancer – SABCS e a oncologista da Neo Saúde e diretora científica da Associação das Amigas da Mama – AAMA, Drª Ana Paula Dergham esteve presente e nos conta um pouco das novidades:

“O evento comemorou 40 anos e estava repleto de sessões educacionais para os médicos, além de debates e apresentação dos estudos com as novas medicações e tecnologias. Muitas das pesquisas focaram a exploração de novas drogas, incluindo a imunoterapia.

Foi discutido o potencial da radioterapia em combinação com a imunoterapia para o tratamento do câncer de mama.

Foi demonstrado um estudo que em câncer de mama inicial, o melhor esquema de quimioterapia é aquele realizado a cada 2 semanas (ao invés de 3 semanas) e isso reduz a chance de recidiva e da taxa de mortalidade.

Outra comprovação muito interessante foi que a acupuntura realizada por profissionais habilitados melhora as dores articulares (dores nas juntas) causadas pelo bloqueio hormonal – o anti hormônio utilizado depois da quimioterapia e ou radioterapia. Os autores do estudo ressaltaram essa opção não farmacológica, ou seja, sem medicações e com custo muito baixo, para melhora dos sintomas e aumento da aderência ao tratamento.

Durante o evento discutimos também a estratégia de preservação da função do ovário e conseqüente possibilidade de gravidez para pacientes com câncer de mama inicial que fazem quimioterapia. O estudo reforça o uso de medicação preventiva para a mulher poder engravidar posteriormente ao tratamento.

E ainda, o uso superior à 5 anos do anti hormônio para pacientes com receptor hormonal positivo mas definindo como seguro 7 anos”.

“É muito importante essa atualização para nós oncologistas. Entramos em contato com os principais estudiosos de câncer de mama do mundo e o objetivo final é sempre poder oferecer o melhor para nosso paciente.” Concluiu a Dra Ana Paula.

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar