A Oncologia Clínica, ou também denominada Cancerologia Clínica, é a especialidade médica dedicada ao estudo e ao tratamento clínico e medicamentoso do Câncer, Neoplasias ou Tumores malignos. Junto com a Cirurgia Oncológica (ou Cancerologia Cirúrgica) e a Radio-oncologia (ou Radioterapia), a Oncologia Clínica compõe a tríade de especialidades fundamentais para o adequado tratamento do câncer.

Quem é e o que faz o Oncologista / Cancerologista Clínico?

Para que um médico receba o título de especialista em Cancerologia Clínica primeiro ele precisa cumprir pelo menos 2 anos de Residência Médica (especialização) em Clínica Médica (ou Clínica Geral). Depois desse pré-requisito, o médico inicia a especialização (Residência Médica) em Cancerologia Clínica, que dura 3 anos. Toda essa formação é necessária visto a grande complexidade do tratamento do câncer e às alterações e sintomas que tanto as neoplasias como os tratamentos empregados geram sobre todos os sistemas orgânicos do paciente.

A autuação mais conhecida do Oncologista Clínico é na indicação, prescrição, administração e manejo de efeitos colaterais da Quimioterapia para o câncer. Mas a atividade do Oncologista Clínico não se restringe somente à quimioterapia. Atualmente, frente aos grandes avanços no tratamento do câncer, o Oncologista Clínico é o especialista adequado para uma avaliação geral do paciente e promover uma avaliação multidisciplinar, isto é, coordenar a ação de todas as especialidades envolvidas no tratamento do câncer (cancerologia clínica, cirurgia oncológica, radioterapia, nutrição, nutrologia, mastologia, etc.) de modo a definir uma estratégia de tratamento individualizada para cada paciente com melhores chances de cura do câncer.

Que tratamentos o Oncologista Clínico faz?

A cancerologia clínica emprega vários tipos de tratamentos para o câncer, também denominados de tratamentos antineoplásicos:

  • Quimioterapia: é provavelmente o tratamento mais conhecido associado ao câncer. Na verdade, quimioterapia é um termo genérico para designar a forma de tratamento de câncer que usa medicamentos. Existem vários tipos diferentes de medicamentos usados para quimioterapia e para cada tipo de câncer existem tipos de quimioterapia diferentes. Da mesma forma, os efeitos colaterais de cada tipo de quimioterapia, são diferentes, por exemplo, algumas fazem perder o cabelo, outras não; algumas podem causar anemia, outras podem causar diarreia.
    A quimioterapia antineoplásica consiste de medicamentos específicos que podem ser administrados na veia (intravenosos), via oral (em comprimidos) ou por via intramuscular ou subcutânea. Trata-se de um tratamento complexo e que para se ter segurança e sucesso no tratamento deve ser indicado, prescrito e acompanhado por oncologista clínico capacitado, bem como este tratamento deve ser administrado em clínica de oncologia com estrutura e profissionais capacitados para este tipo de tratamento. Isso requer, além do médico oncologista, a atuação de enfermeiros (as) especializados em administração de quimioterapia e de farmacêutico (a) especializado em medicamentos antineoplásicos para manipulação adequada destas terapias.
  • Terapias alvo direcionadas: esta forma de tratamento é muito moderna. Emprega o uso de medicamentos inteligentes que foram construídos visando atacar exclusivamente uma molécula alvo na célula cancerígena. São remédios fabricados com alta tecnologia farmacêutica, que por serem altamente específicos, apresentam para casos selecionados melhores resultados com menos efeitos colaterais.
  • Hormonioterapia: alguns tipos de câncer dependem do estímulo de hormônios normais do organismo para crescerem. Os exemplos mais comuns são o câncer de mama dependente do hormônio feminino Estrógeno e o câncer de próstata que depende do hormônio masculino Testosterona. Desta forma, usamos medicamentos específicos que manipulam a produção hormonal da pessoa, fazendo com que o câncer pare de crescer e regrida.
  • Imunoterapia: é hoje a área em maior desenvolvimento na oncologia. Este tipo de tratamento usa uma estratégia diferente: ao invés de se usar um medicamento para atacar e matar diretamente a célula tumoral, o que muitas vezes não é bem-sucedido, usa-se um medicamento que estimula o próprio sistema imunológico do paciente a reagir, se defender, atacar e destruir as células malignas. Já existem tipos de imunoterapia disponíveis para certos tipos de neoplasias malignas. São tratamentos complexos que exigem diagnósticos precisos e expertise da equipe médica para seu uso.
  • Tratamento clínico sintomático e atenção ao paciente: pode até soar estranho, mas de nada adianta empregar tratamentos modernos e de alta tecnologia se não for dada devida atenção e manejo clínico aos sintomas do paciente, sejam eles causados pelo câncer ou por efeitos colaterais dos tratamentos. É competência do Cancerologista Clínico, sendo ele antes de tudo um Clínico Geral, reconhecer, diagnosticar e tratar adequadamente sintomas e complicações que venham a ocorrer com o paciente.

Somente o Cancerologista Clínico bem formado, dedicado e comprometido com o paciente e que tenha suporte de uma estrutura adequada para exercer seu trabalho, como existe na Neo Saúde, poderá desenvolver com sucesso o tratamento adequado do câncer.

Qualidade de vida do paciente

O objetivo de todos os tratamentos sempre deve ser a qualidade de vida do paciente. É isso que a Neo Saúde mais estima, acima de tudo. Cabe ao oncologista, além de suas capacitações médicas, ter a habilidade de saber lidar com os sentimentos de seus pacientes e saber tudo que ele está vivenciando. Entender suas fraquezas, medos e angústias e, desta forma, dar o suporte médico e humano necessário.

Com quase 20 anos, a Neo Saúde conta uma equipe extremamente capacitada a realizar todo o processo de investigação, diagnóstico, estadiamento, avaliação multidisciplinar, estratégia de tratamento e execução do tratamento para o câncer. Proporcionando acesso aos nossos pacientes aos melhores tratamentos: Quimioterapia, Hormonioterapia, Terapias Alvo, Imunoterapia, Cirurgia, Radioterapia e adequado suporte médico e humano.

Quando se trata de oncologia em Curitiba, a Neo Saúde é referência. Nossa clínica está focada na humanização, no amparo e no bem-estar de cada paciente, para que o tratamento seja o melhor possível.

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar