Especialidade médica que cuida de casos cirúrgicos do tórax e sistema respiratório (traqueia, parede torácica, brônquios, pulmões, pleura e mediastino). O cirurgião torácico normalmente atua em conjunto com outros especialistas (oncologista, pneumologista, cardiologista, infectologista, terapia intensiva) para dessa forma obter o melhor diagnóstico e curso de tratamento para o paciente.

A cirurgia torácica surgiu com o tratamento da tuberculose, foi aprimorado com o tratamento do câncer de pulmão e se estabeleceu com a videocirurgia, que facilitou o acesso à cavidade torácica, dando abertura para procedimentos pouco invasivos e cirurgias para várias patologias intratorácicas, tanto para diagnóstico, como por exemplo as biópsias, quanto para tratamento.

Alguns procedimentos realizados pelo cirurgião torácico:

  • Cirurgia de tumores benignos e malignos (câncer de pulmão, mesotelioma);
  • Ressecções pulmonares (lobectomia,  pneumectomias);
  • Trauma de tórax;
  • Drenagem de tórax (pneumotórax, derrame pleural);
  • Cirurgia de traqueia (estenose, traqueostomia e tumores);
  • Cirurgia de hiperidrose (excesso de suor);
  • Correção de anomalias da parede torácica (pectus).

Com o avanço tecnológico, a cirurgia vem evoluindo muito. Procedimentos de maior complexidade, como a lobectomia, normalmente realizados para tratamento do câncer de pulmão, assim como a ressecção de tumores do mediastino, podem ser feitos de forma menos invasiva, com a videotoracoscopia e a mediastinoscopia. Essas técnicas permitem rápida recuperação do paciente, menos tempo de internação e menor risco de infecção.

Os procedimentos diagnósticos têm sido realizados de forma minimamente invasiva. As biópsias do mediastino, da pleura e do pulmão por exemplo, se tornaram procedimentos de rotina e a tecnologia está presente: o Endobronchial ultrasound (EBUS) é uma técnica minimamente invasiva utilizada para o diagnóstico de câncer de pulmão, infecções, entre outros. É possível através do EBUS coletar amostras de tecido pulmonar, linfonodos e líquidos para diagnóstico.

A Neo Saúde oferece uma equipe multidisciplinar altamente capacitada para o tratamento do câncer de pulmão: desde os métodos pouco invasivos para o diagnóstico, cirurgião de tórax especializado em câncer e oncologistas clínicos preparados para cuidar do paciente tanto em âmbito hospitalar quanto nos procedimentos de quimioterapia e imunoterapia.

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar